Antes de tudo, o que é independência financeira?

Imagine ganhar um salário todo mês sem precisar trabalhar?


Esse é o subtítulo de uma reportagem da BBC do começo de 2017. Refere-se ao projeto de Renda Básica Universal (RBU) que vem sendo alvo de estudos em muitos países, sendo que em alguns já rodam um piloto do projeto.

A ideia por trás da Renda Básica Universal é entregar um valor mensalmente para todos, trabalhando ou não, de forma que supra todas as necessidades básicas (depende muito do projeto) do cidadão.

Deixando de lado a opinião de cada um quanto a esse projeto ou ideologia, a proposta por trás dessa "mesada" é que, no caso do cidadão ter a segurança de suas necessidades básicas garantida, ele fica livre para trabalhar ou realizar o que ele deseja de verdade, aumentando sua qualidade de vida e gerando uma maior oportunidade de inovações.

Acho que já entreguei o ouro da resposta do título da postagem né?

Na blogosfera financeira é muito comum ler sobre a busca pela IF (independência financeira) e pela FIRE (financial independence retire early). Cada uma dessas pessoas traçou uma meta de quanto precisam para viver mensalmente durante um período de tempo, seja dos 60 anos de idade até os 100, ou talvez montar um patrimônio que permita que os descendentes usufruam também dessa liberdade. Cada um sabe exatamente o que precisa fazer para se sentir livre.

A liberdade que menciono no nome do blog é justamente não precisar gastar 8, 10 ou 12 horas por dia correndo atrás apenas do sustento ou do dinheiro para pagar o boleto da conta de luz. Quando você não precisa mais se preocupar com os boletos básicos do seu dia a dia, você passa a poder escolher o que fazer com seu tempo.

Para alguns, diminuir o padrão de vida e se retirar para o interior ou para a praia é mais que o suficiente; Para outros, é preciso juntar um pouco mais para bancar uma vida de viagens ou gourmet. Aqui, o que realmente importa é estabelecer o que você gostaria de fazer se fosse livre. Livre das contas. Livre dos boletos. Livre de um emprego que não te deixa realizado ou realizada.

Para mim, a liberdade é poder colocar pra rodar projetos que me vem a mente, sem ter que me preocupar se vai ou não gerar alguma renda. É poder sentar para ler um bom livro no meio da manhã, ou poder ficar até às 4 horas conversando com os amigos sem ter que me preocupar que no dia seguinte tenho que levantar às 6 horas.

É justamente essa liberdade de usar meu tempo na medida do que meu organismo deseja é que me fez pedir as contas do meu antigo emprego e começar a trabalhar por conta e posteriormente abrir a minha empresa. Obviamente, empreender não te trás liberdade nos horários. Você continua trabalhando 10, 12, 16 horas por dia e continua muitas vezes atendendo um público que você não gosta.

Não vou me prolongar no assunto, pois sei que existem muitos lugares na internet falando sobre isso. Vou deixar alguns links aqui embaixo para alguns artigos que acho interessante.
Por fim, acho válido mencionar novamente essa pergunta.

Imagine ganhar um salário todo mês sem precisar trabalhar?


Deixe nos comentários o que você faria se tivesse seu dia livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inflação abaixo da meta?

Inflação e a impressora de dinheiro

Finalmente começando